domingo, 18 de fevereiro de 2007

A ORIGEM DO CHOCOLATE

2007 é um ano muito especial para o chocolate pois nesse ano o doce completa 523 anos (a partir da sua descoberta pelos espanhóis). Por isso, voltarei no tempo para contar sobre sua origem.

Tudo começou em 1400 e tra-la-lá, quando os espanhóis chegaram ao Novo Mundo (que já existia há ões de anos). Logo descobriram a bebida meio amarga dos Incas (ou Maias, ou Astecas, ou Olmecas). Como se sabe, a bebida, feita a partir do cacau, devia seu amargor devido à falta do açúcar na receita, pois aquele povo tinha um grande histórico de diabetes. Os espanhóis, muito desenvolvidos e precavidos, então, apresentaram aos Incas (ou Maias, ou Astecas, ou Olmecas) a sacarina. Os Incas (ou Maias, ou Astecas, ou Olmecas) logo repudiaram o adoçante e xingaram os espanhóis de todos os nomes possíveis por estragarem o drinque milenar. Os espanhóis ficaram muito bravos com a falta de educação dos Incas (ou Maias, ou Astecas, ou Olmecas) e mataram todo o povo nativo. Não sem antes arrancar a receita do cozinheiro chefe (“arrancar” no sentido literal da palavra, pois a receita estava tatuada na virilha do cozinheiro).

Chegando à Europa, a tripulação foi até o Registro de Patentes de Barcelona (que só foi criado 200 anos depois) e registraram o quitute em seu nome (não seu,seu, mas seu, deles). A bebida, comercializada na forma de pó solúvel ou barra efervescente, logo fez sucesso. Mas não na sua forma original, pois os comerciantes esqueciam de avisar aos clientes para dissolver o produto na água, e o chocolate acabou sendo popularizado como conhecemos.

Se na Europa, os espanhóis popularizaram o doce, na Ásia seu divulgador foi o italiano Marco Pólo (que vivera 200 anos antes dos espanhóis chegarem na América).

Quando foi recebido pelo Gran Khan ( que, segundo dizem, tinha 1,54m), Marco trazia um pouco de chocolate e alguns frutos usados na receita do doce. Estes últimos foram entregues ao cozinheiro do Khan, Xang K. Kal. Kal logo experimentou todas as possibilidades daquela fruta tropical, fazendo sucos, pudins, cremes, molhos, e até uma pasta que poderia facilmente substituir a manteiga comuml. O Imperador, que, apesar de ser um grande chefe de Estado, não tinha modos à mesa, comeu toda a pasta antes de chegarem os pães, lambuzando-se todo, e assim descobrindo as propriedades hidratantes da manteiga de K. Kal, como foi batizada.

O Brasil também teve influência na História do Chocolate. Durante a Segunda Guerra, houve uma crise de cacau, e o preço do doce subiu incrivelmente. Mas um garoto muito esperto, Chico Late Santos ,filho de um padeiro, teve uma idéia genial para baratear o chocolate e desbancar a concorrência: adicionar leite, na época um dos produtos mais baratos, à receita. Indo contra todas as expectativas, a nova receita ficou excelente e fez o maior sucesso, logo chegando aos ouvidos e à boca do Imperador ( a quem esqueceram de avisar que o Império já acabara). Mais que depressa, então ordenou que se construísse uma fábrica para produzir a nova receita em massa, e que a fábrica tivesse o nome do garoto em sua homenagem ( pois os lucros ele nunca veria). A ordem passou de boca em boca ( pois também esqueceram de avisar o Imperador do telefone) até o homem que deveria escrever a placa com o nome da fábrica, e cujas ordens foram expressas nos seguintes termos: “ O nome da fábrica será de Garoto”.

A Origem desse Blog

Este Blog foi criado com o intuito de contar a origem e influência na História das maiores (ou menores) invenções da humanidade, desde a roda até o chip de silício, desde o machado até a bomba H, desde a democracia até o Faustão. Tudo muito bem explicado e baseado nas mais recentes pesquisas históricas. E para abrir a lista, contarei...